sexta-feira, 30 de setembro de 2011

ESTUDO BÍBLICO: A Doutrina do Espírito Santo (Lição 1)

1. O Espírito Santo, Sua ação na criação e no Antigo Testamento

Comentário: Pr. Robson W. S. Ribeiro

Que a paz de Cristo reine em seu coração!

Com muita alegria, damos início a esta série de lições bíblicas que compõem o estudo acerca do Espírito Santo.

Nesta lição, comprovaremos que o Espírito Santo é Deus. Afinal, Ele age desde o princípio de todas as coisas até hoje, concedendo vida à criação, mudando e restaurando o interior daquele que se entrega aos cuidados e ao senhorio de Jesus Cristo.  

“E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.” (Jl 2:28)


  
I. O Espírito Santo é Deus


           Muitos reconhecem o Pai e o Filho como Deus, mas você sabia que o Espírito Santo também é Deus? João, Maria e José, por exemplo,  são nomes próprios ou substantivos próprios. E Deus? Deus também é um substantivo próprio? Não! Deus não é um nome de pessoa, Deus não é nome de ninguém. Deus trata-se de um adjetivo. Lembre-se de que um adjetivo tem a função de dar qualidade ao ser. Deus não é nome. Deus é o que Ele é.
           Então, qual é o nome de Deus? A palavra Deus vem do hebraico ELOHIM, conhecido como Eloi (aramaico). No original hebraico, todas as palavras terminadas em HIM  são femininas e plurais. Portanto, ELOHIM não quer dizer simplesmente “um Ser Supremo”, mas dá ideia de um plural feminino para indicar “as pessoas”. Deus é formado por um conjunto de 3 pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo (doutrina da Trindade).
           O Deus Pai é chamado de Yaweh, “Eu Sou” (Êx.3:14). No entanto, Ele recebe muitos títulos, já que para cada ocasião, Deus recebia um nome diferente: Adonai Shalom (O Senhor é Paz) e Adonai Jireh (O Senhor Proverá), por exemplo. O Deus Filho é chamado de Yeshua, Jesus, o Cristo, o Salvador, o Messias (Jo.1:41). E o Espírito Santo? Adiante estudaremos quais são os títulos que Ele recebe.
           O Pai, o Filho e o Espírito Santo são reconhecidos como Deus. O Pai é Deus. O Filho é Deus. E o Espírito Santo também é Deus. Analise o texto bíblico a seguir e perceba que Lucas, o autor do livro de Atos, refere-se ao Espírito Santo tratando-o também como Deus: “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” (At 5:3 e 4).


II. Paracletologia / Pneumatologia: Doutrina do Espírito Santo

            Paracletologia vem do grego paraclito, que significa “intercessor, advogado” e logos, “estudo, tratado”. Portanto, Paracletologia significa “tratado acerca do Intercessor.”
            O conselho de paracletos, na época da Roma Antiga, na corte de César, realizava a defesa do réu junto à corte. Os paracletos eram intercessores, como se fossem advogados. Dessa forma, o Espírito Santo é o Intercessor, o Advogado, já que Ele ora, advoga e intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Rm 8:26 e 27).
            O advogado sempre sabe o que é melhor para o seu cliente, orientando-o e aconselhando-o, para que ele seja livre da condenação. “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” (Jo 16:7 e 8)
            Pneuma significa “vento”, um dos símbolos do Espírito Santo, que denota sopro de vida (regeneração). O principal caráter do Espírito Santo é investir sobre algo inanimado trazendo-lhe vida. Notamos Sua ação desde a criação.


III. O Espírito Santo na criação

             Observe os versículos: “No princípio, criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas. E disse Deus: Haja luz. E houve luz.” (Gn 1:1-3)
            Nos três primeiros versículos da Bíblia já é possível notar a ação da Trindade durante a criação. Yaweh ordena: “Haja”. O haja é a palavra, o verbo vivo, Cristo trazendo todas as coisas à existência (Jo.1:1 e 2). Realizando Sua obra, concedendo sentido e brilho à criação, o Espírito Santo se movia.
            Aqueles que têm o Espírito Santo devem ser pessoas transformadas, diferentes, cheias de vida, avivadas. Avivar significa tornar mais vivo. A vontade de amar o próximo deve ser avivada, o desejo de ler a Bíblia e orar também deve ser avivado.  
            Na criação, o Espírito Santo está presente como Deus, trazendo vida ao que não tinha vida. Precisamos buscar o Espírito Santo se estivermos cansados ou desanimados, pois Ele é quem move aquilo que está imóvel, levanta o caído, restaura o quebrantado e  traz cor e brilho aos nossos dias sem graça.  

IV. O Espírito Santo no Antigo Testamento

            No Antigo Testamento, o Espírito Santo era dado sob medida, já que o homem pecou, afastou-se de Deus e estava condenado à morte. “...não permanecerá o meu Espírito para sempre com o homem, pois este é mortal...” (Gn 6:3).
            Somente os profetas, os sacerdotes, os reis e os juízes tinham o privilégio de gozar da presença do Espírito de Deus. Entretanto, Joel profetizou que o Espírito seria derramado sobre TODA carne nos últimos dias. Assim, todo aquele que crer no Senhor Jesus e O receber em sua vida poderá ser revestido de poder!
            No Antigo Testamento, o maior sonho do homem era desfrutar da intimidade que hoje temos com o Todo Poderoso. A morte de Cristo nos deu livre acesso à presença de Deus! Somos livres para pedir o perdão dos pecados e adorar a Deus, o que antes só era feito pelo sacerdote. Podemos ouvir a voz de Deus, privilégio dantes reservado somente aos profetas.
            Quando Jesus morreu, o véu do templo, que separava o Lugar Santo dos santos, se fendeu de alto a baixo. O Santo dos santos abrigava a “santidade” vista somente pelo sacerdote, representada pela arca da aliança. O problema é que a arca da aliança já não estava lá, pois fora levada na ocasião em que Nabucodonosor invadira Jerusalém, em 586 a.C. Os sacerdotes iam ao templo para velar por uma santidade que não existia! Com o milagre do véu fendido, Jesus estava dizendo ao homem: “Agora, através da minha morte, você pode entrar no Santo dos santos, ter acesso à minha presença e receber do meu Espírito.”

V. Conclusão
              
                  Concluímos a primeira lição declarando que o Espírito Santo não se trata de uma simples força ou virtude. Ele é uma Pessoa. Temos acesso a Ele, pois habita no coração daquele que crê e segue a Jesus Cristo. Não estamos aqui só como ouvintes dessa mensagem, mas como herdeiros da promessa. E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.” (At 11:16).


Não perca a próxima lição!
Deus te abençoe.

Pr. Robson Ribeiro


 
BIBLIOGRAFIA
MELO, Joel Leitão de. Sombras, tipos e mistérios da Bíblia. 22. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1989. 88 - 89 p.

BOYER, Orlando. Pequena enciclopédia bíblica. 2. ed. São Paulo: Editora Vida, 2006. 295 p.

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GILBERTO, Antônio. As doutrinas bíblicas pentecostais. Série Lições Bíblicas. Rio de Janeiro:CPAD, 2006. 64 - 68 P.

GILBERTO, Antônio. O fruto do espírito. Série Lições Bíblicas. Rio de Janeiro: CPAD, 2005. 18, 25, 32, 40, 47, 54, 61, 68 p.

ALMEIDA, João Ferreira de. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD, 2006. 1411, 1757 p.

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VINE, W. E.; UNGER, Merril F.; WHITE, William Jr. Dicionário Vine: O significado exegético e expositivo das palavras do Antigo e do Novo Testamento. 6. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006


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